A função do líder vai além do papel formal de gestão. Ele também é um formador de opinião, alguém que se coloca à frente, se posiciona e inspira os demais.
Na Estalo:
- Estudamos esse tema com profundidade
- Estamos sempre em busca de novos conhecimentos, conteúdos e dicas
- Temos anos de experiência como líderes.
A imagem do líder normalmente é associada a alguém formal, autoritário, distante dos colaboradores e com poder. Nós acreditamos justamente no oposto disso.
O autor britânico considerado especialista em desenvolvimento de lideranças, Simon Sinek, fala sobre a importância de agir com constância. Ele destaca que repetimos diversos comportamentos no nosso dia a dia e que, no papel de líder, não é diferente. Se faz necessário manter a constância e deixar de acreditar que fazer uma ação somente uma vez, será o suficiente. Para conservar um canal de comunicação aberto com a equipe, é preciso criar e nutrir diariamente um vínculo real com os colaboradores. Nessa perspectiva, no momento em que alguém se torna líder, é necessário agir como um líder e mudar o seu comportamento.
É comum espelhar-se em algum líder e tentar agir igual àquela pessoa, ou então, buscar encaixar-se em um modelo de liderança pré-definido. No entanto, pode não ser a melhor alternativa para isso.
Cada liderança precisa encontrar a sua maneira própria e autêntica de liderar sua equipe.
Muitas vezes, há certo medo de experimentar-se em questões que são importantes para criar o seu próprio modelo de liderança. Claro que não existe um modelo perfeito para isso. Por isso, é necessário refletir sobre o quanto esse líder pode se desenvolver para exercer essa função, mantendo suas características próprias e trazendo o que tem de melhor em si, e a partir disso, impulsionar e inspirar as outras pessoas.
Para isso, não existe um formato pronto de livro. Não há uma resposta certa. É necessário desenvolver a própria forma de lidar, do seu jeito.
Veja um pouco mais sobre o assunto através do nosso canal do Youtube – Liderança Autêntica.