Desde 2020, houve um aumento na busca pelo termo sororidade após uma participante de reality show BBB citar a palavra em uma justificativa de voto em 2020. Isso demonstrou um crescente interesse em compreender e praticar a sororidade.

Praticar a sororidade pode assumir muitas formas:

  • Oferecer apoio a uma mulher sobrecarregada – seja nas compras, com filhos, na rua e em casa;
  • Comprar produtos ou serviços de outras mulheres – incentivando o empreendedorismo e o valor do seu negócio;
  • Não julgar as mulheres – seja por suas ações ou aparência;
  • Valorizar e elogiar umas às outras – ao invés de criticar e minimizar;
  • Acreditar nas experiências relatadas pelas mulheres – e não duvidar daquilo que fala.

Ao buscar informações, encontramos exemplos inspiradores de mulheres que lideram e se destacam em suas áreas de atuação. Devemos admirar e valorizar todas as mulheres, reconhecendo suas conquistas e contribuições para a sociedade. Quem você admira como mulher? Já disse isso para ela?

Síndrome da “Smurfette”

A “Síndrome da Smurfette” é um termo que reflete a representação inadequada das mulheres na indústria do entretenimento, especialmente no cinema e na televisão. Historicamente, muitos filmes e séries apresentavam um grupo predominantemente masculino, com apenas uma personagem feminina, frequentemente retratada de maneira estereotipada e superficial.

Smurfette é uma das protagonistas da história em quadrinhos Os Smurfs. Smurfette foi criada pelo malvado mago Gargamel, para espioná-los e semear ciúmes. Smurfette tem características femininas estereotipadas, com longos cabelos loiros ondulados, cílios longos, e usa um vestido branco e saltos altos branco.

Essa representação limitada das mulheres contribui para a perpetuação de estereótipos de gênero e para a desigualdade de oportunidades. As personagens femininas são frequentemente retratadas como frágeis, dependentes e focadas na aparência e relacionamentos românticos.

Um exemplo disso pode ser visto na série “Anne with an E”, onde a personagem principal, Anne, questiona por que ela, sendo uma menina, não pode realizar tarefas consideradas tradicionalmente masculinas, como trabalhar na fazenda ou carregar objetos pesados. Essa crítica à expectativa de gênero tradicional é fundamental para promover uma representação mais equitativa das mulheres na mídia.

Outro exemplo é o filme “The Post- A Guerra Secreta”, estrelado por Meryl Streep, que retrata a história real de uma mulher que assume a liderança de um jornal após a morte de seu marido. A personagem enfrenta resistência e sexismo por parte de seus colegas masculinos, que duvidam de sua capacidade de liderança. Essa narrativa destaca os desafios enfrentados pelas mulheres que buscam ocupar posições de poder e autoridade.

É importante que as mulheres sejam representadas de maneira diversificada e complexa na mídia, refletindo a variedade de papéis e experiências que elas ocupam na sociedade. Isso não apenas promove a igualdade de gênero, mas também enriquece as narrativas e oferece modelos positivos para mulheres e meninas.

Em resumo, a sororidade é sobre unir vozes, apoiar umas às outras e superar rivalidades. É um sentimento que precisa ser cultivado entre as mulheres para que possamos enfrentar juntas os desafios que enfrentamos. A mudança começa com cada um de nós, e é hora de nos unirmos e nos apoiarmos mutuamente!

Conheça mais sobre o que estudamos a respeito, através do nosso canal no YouTube – Liderança Feminina – 3 aspectos essenciais.

Graduada em Psicologia pela PUCRS.
Especialização em Psicologia Organizacional pela Fadergs.
Professional Coaching - SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching.
Analista Comportamental DISC Profiler pela Sólides.
Há mais de 16 anos na área Gestão de Pessoas ampliando sua experiência em empresas de varejo, serviço e indústria nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.

Em sua última experiência corporativa atuou como supervisora no processo de folha de pagamento e desenvolvimento de líderes e equipes.

Facilitadora e palestrante nos temas de Educação Corporativa, comunicação e feedback, ensino e aprendizagem e gestão do conhecimento.