O RS está passando pela maior catástrofe da sua história e uma das maiores do país. A intensidade das chuvas foi sem precedentes, equivalendo a três meses de precipitação em apenas alguns dias. Além dos impactos imediatos nas pessoas e na infraestrutura, a catástrofe teve repercussões significativas na economia e na vida cotidiana. Serviços essenciais, como energia, água, telefonia e internet, foram interrompidos em muitas áreas, enquanto estradas e rodovias foram bloqueadas.
Dessa forma, há muitas pessoas impossibilitadas de trabalhar, por estarem desabrigadas ou pela falta de recursos – como ambiente seguro e propício, luz, internet e até mesmo água. Além disso, o estado emocional de todos os moradores das regiões afetadas está extremamente abalado.
Com o trabalho remoto, muitas empresas possuem colaboradores de diversas regiões do Brasil e é comum não ter acesso a informações sobre a situação de cada uma delas. Diante do atual cenário do RS, é essencial que as empresas compreendam a situação de calamidade do estado e se solidarizem com os seus colaboradores da região. Além disso, os gestores de RH e líderes precisam ter empatia com seus funcionários, que em sua maioria, não estão em condições de exercer suas atividades de forma integral.
A pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul tirou a vida de muitos gaúchos e deixou milhares de desabrigados e desalojados em todo o estado. A maioria dos gaúchos não está bem.
Mesmo quem está em segurança, teve seu psicológico abalado pela trágica situação. Sabemos que há muita pressão para manter as operações das empresas em funcionamento, mas é crucial lembrar que o bem-estar das pessoas vem em primeiro lugar. Por isso, tenha empatia com os seus colaboradores do estado, pois todos foram afetados de alguma forma.